[RPG] [Dragon Age] História – Era Antiga

Tudo bem com vocês, leitores?

Decidi trazer mais um mundo de RPG que amo de paixão, que é Dragon Age. Resolvi começar a trazer a vocês a história, a Lore de Dragon Age, então dentro em breve, conforme o que eu for postando da história, eu vou detalhando mais para que fique muito bem explicado.

Calendários

Chantry

Ancient, Divine 1:1 – 1:99, Glory 2:1 -= 2:99, Towers 3:1 – 3:99, Black 4:1 – 4:99, Exalted 5:1 – 5:99, Steel 6:1 – 6:99, Storm 7:1 – 7:99, Blessed 8:1 – 8:99, Dragon 9:1 – Atual.

Tevinter

São divididas entre antes e depois da fundação do Império.

Élfico

É contada a partir da fundação da cidade élfica mítica de Arlathan.

Linha do Tempo

Início dos Registros

(7600 Ancient | -6409 TE | 1 FA)
A Lendária cidade élfica de Arlathan é fundada por volta de 3 mil anos antes da chegada dos humanos ao continente. A data correta é difícil de afirmar em anos da Chantry (a Igreja de Dragon Age) e não é exata – até porque esta afirmação é disputada por estudiosos.

(4600 Ancient | -3409 TE | 3001 FA)
Nesta época aproximadamente houve o primeiro contato entre os elfos e os anões – uma vez que os primeiros reinavam na superfície, e os segundos abaixo dela.

Chegada dos Humanos

(3100 Ancient | -1909 TE | 4500 FA)
Registros clamam que a raça humana chega em Thedas por volta desta época. É dito que os humanos apareceram em primeiro lugar no norte representados na única tribo dos Neromenianos.

(2850 Ancient | -1659 TE | 4750 FA)
Os elfos notam o surgimento da “aceleração”, o que põe um fim à sua imortalidade e força eles a ficarem longe do contato com os humanos. Alguns pensam que isso é uma lenda.

Os humanos aparentemente aprendem a magia

(2800 Ancient | -1609 TE | 4800 FA)
Os deuses antigos começaram a sussurrar para a raça humana da Cidade Dourada (Golden City). Eles ensinam magia aos Sonhadores das tribos Neromenianas. Estes se tornam Sacerdotes e Reis de seus povos.

A primeira população de Ferelden

(2415 Ancient | -1224 TE | 5185 FA)
As tribos Alamarri atravessam as Montanhas do Dorso Frio (The Frostback Mountains) e se assentam no local que futuramente será conhecido como Ferelden. Estes dizem que estavam fugindo de uma “deusa das sombras” (Shadow Goddess), mas estudiosos modernos dizem que eles estavam fugindo de uma espécie de desastre natural.

(1815 Ancient | -619 TE | 5785 FA)
Os Alamarri que viviam perto do que hoje é conhecido como Lago Calenhad (Lake Calenhad) se tornando os Avvars. As duas tribos lutaram entre si por muitos séculos, porém se uniam quando a necessidade surgia.

(1700 Ancient | -509 TE | 5900 FA)
As tribos Neromenianas se dividiram e formaram quatro reinos antigos: Tevinter, Neromenian, Barindur e Qarinus.

(1610 Ancient | -419 TE | 5990 FA)
O reino de Barindur desaparece inteiramente sobre circunstâncias misteriosas, parecendo ter sido destruído por uma erupção vulcânica.

O surgimento da Magia de Sangue

(1595 Ancient | -404 TE | 6005 FA)
Thalsian, também conhecido como o Primeiro Sacerdote de Dumat, é o primeiro notório usuário de Magia de Sangue (Blood Magic), e o primeiro Magistrado (Magister). O Arconte (Archon) clama ter aprendido depois de comungar com o deus antigo. O poder que ele obteve da Magia de Sangue permitiu acender a chama do nascimento de um futuro império sobre seu julgo.

Os limites territoriais são ampliados

(1415 Ancient | -224 TE | 6185 FA)
Os Chasind se separaram das tribos Alamarri e se assentaram em florestas e nos não explorados Ermos Korcari (Korcari Wilds).

(1207 Ancient | -12 TE | 6393 FA)
Darinius, o Alto Rei de Neromenian, toma controle do trono tevinteriano, unindo os reinos dele e de Tevinter sob seu julgo.

(1200 Ancient | -5 TE | 6400 FA)
Arconte Darinius se aventura nas Estradas Profundas (Deep Roads) e forja uma aliança com o rei Endrin Stonehammer, Imperador dos Anões.
As disputas conhecidas como Provações (Provings) se tornaram populares entre os nobres de Tevinter.
Uma grande arena de Provação é construída em Minrathous.

A Fundação do Império de Tevinter

(1195 Ancient | 0 TE | 6405 FA)
Darinius une os reinos de Tevinter e de Qarinus, formando o Império de Tevinter, declarando a si mesmo como o primeiro Arconte.
Antes disto, apenas alguns fragmentos são conhecidos. Acredita-se que os elfos viviam nestas terras antes dos humanos e eles vieram de outro lugar, e por mais que haja muitas teorias de onde seria, e poucos historiadores concordam.Alguns sugerem que os humanos vieram de algum lugar do outro lado do oceano – igual aos Qunari, e se for verdade, não há registros de tais eras. Os humanos se espalharam por toda Thedas, os conhecidos como Hacianos (the Hacian) e os Alamarri, e eles começaram outras tribos conhecidas como os Cirianos (the Ciriane) e os Planacenos (the Planacene), mas são os tevinterianos (the Tevinters), centralizados na cidade portuária de Minrathous, que se tornaram ascendentes.

A história é registrada que os elfos e os humanos foram hostis uns contra os outros, e que Tevinter liderou uma investida agressiva contra a cidade de Arlathan.
Os elfos responderam fugindo do contato com os humanos, e com isso Tevinter floresceu e se espalhou.
Os primeiros “sonhadores” aprenderam sobre o uso do Lyrium para entrar no Turvo (the Fade) através de elfos cativos, e estes sonhadores se tornaram depois os primeiros Magistrados a reinar pelo Império.

(1180 Ancient | 15 TE | 6420 FA)
Morre o Arconte Darinius de Tevinter.

Começa a queda de Tevinter

(1170 Ancient | 25 TE | 6430 FA)
O imperador do império anão, Endrin Stonehammer, muda a capital de Kal-Sharok para Orzammar, uma vez que os negócios com a superfície se tornaram mais e mais vitais para a prosperidade dos anões, além de uma disputa interna causada pela morte do Arconte Darinius de Tevinter. Alguns atribuem essa mudança ao predecessor de Endrin e aliado, o Rei Orseck Garal.
O imperador ordena a construção da lendária Muralha Stonehammer em Orzammar.
A Arena de Provação de Orzammar (The Orzammar Proving Grounds) são expandidas para Grandes Provações (Grand Provings), anteriormente hosteadas em Kal-Sharok. Os ganhadores destas Provações se tornaram os primeiros Paragons de Orzammar. Endrin Stonehammer constrói perto de sua residência estátuas gigantes em suas honras.

(1160 Ancient | 35 TE | 6440 FA)
Impostos coletados dos negócios de Kal-Sharok por Orzammar se tornam abusivos.

(1131 Ancient | 64 TE | 6469 FA)
Rei Endrin Stonehammer se torna Paragon em seu leito de morte e é conhecido como o “Primeiro Paragon”, presumidamente por suas várias conquistas.

(981 Ancient | 214 TE | 6619 FA)
As hostilidades alimentadas entre os tevinterianos e os elfos finalemnte se tornaram uma Guerra. Armadas do Imperium cercaram a cidade élfica lendária de Arlathan.

A Destruição de Arlathan e do Reino Élfico

(975 Ancient | 220 TE | 6625 FA)
Os Magistrados usaram de um ritual de sangue horrível que afundou Arlathan na terra, a destruindo e decidindo a Guerra em seu favor. A conquista do reino élfico foi completa: Todos aqueles que não pereceram na cidade foram escravizados, seus espíritos quebrados e sua cultura destruída para sempre.

(895 Ancient | 300 TE)
O Imperium de Tevinter expande rapidamente, reforçados pelos seus novos escravos élficos. O Imperium toma quase todas as terras ao norte de Thedas e começa a conquistar as terras além do Mar do Despertar (The Waking Sea).

A Expansão tevinteriana se torna pungente

(880 Ancient | 315 TE)
O Imperium de Tevinter toma a ilha de Estwatch e fortifica sua baía. O porto é construído para o conserto de navios de guerra.

(760 Ancient | 435 TE)
O Arconte Almadrius ascende ao trono do Imperium de Tevinter.

(715 Ancient | 480 TE)
São iniciadas várias campanhas para subjugar as bárbaras tribos Alamarri no vale fereldano (Fereldan Valley). Depois de muitas perdas, eles conseguiram manter a área central por algum tempo e pavimentar a Estrada Imperial através das Montanhas do Dorso Frio (The Frostback Mountains) até a fortaleza de Orzammar.

(712 Ancient | 483 TE)
Primeira expedição tevinteriana contra os Avvars nas Montanhas do Dorso Frio (the Frostback Mountains).

(695 Ancient | 500 TE)
A parte oeste de Tevinter se rebela e forma os Anderfels, populada em sua maioria por membros da raça dos Yothandi.

O provável começo da queda do Imperium

(692 Ancient | 503 TE)
O Arconte Almadrius é assassinado. Seu aprendiz Tidarion herda o trono. Começa a Guerra Civil do Império de Tevinter.

(640 Ancient | 555 TE)
Arconte Tidarion morre sem deixar herdeiros. A Guerra Civil continua, e os Magistrados lutam por poder.

O Mercado de Escravos Tevinteriano

(620 Ancient | 575 TE)
Emerius, a última das grandes cidades Imperiais, é fundada na parte Sul do Imperium por um Magistrado poderoso, Emerius Krayvan. Escravos élficos foram trazidos aos milhares para trabalhar nas minas de pedra, e sofreram retaliações, o que daria à cidade a reputação sombria e sangrenta que tem. No dado tempo se tornou “A Cidade das Correntes”, o centro do mercado de escravos imperial e o destino de todos os que foram capturados pelo julgo arcano.
Arconte Parthenius clama o trono para si do Imperium de Tevinter. Ocorre o fim da Guerra Civil do Imperium.

(Até 555 Ancient | Até 640 TE)
A maior Guerra Civil dos tevinterianos é normalmente citada quando começou o declínio de sua era dourada. Os Magistrados de várias casas nobres eram terrivelmente poderosos mas ainda buscavam mais; Suas competições contra si mesmos levaram a sacrif[icios humanos, e a invocação de demônios começou a se tornar mais comum. Quando duas das maiores casas de Tevinter lutaram para clamar o trono do Arconte, o Imperium quase se dividiu em dois. O resultado da guerra deixou ruínas e campos de batalha cuja mácula mágica pode ser sentida até os dias de hoje.
A Paz é intermediada pelo Senado para prevenir a dissolução do Imperium, mas os nobres continuam sua opressão das massas como um esforço para atingir a supremacia.

(535 Ancient | 660 TE)
Depois de gerações de independência, os Anderfels são reconquistados pelo Imperium de Tevinter.

(410 Ancient | 785 TE)
Acredita-se que um grupo de kossith surgiu na parte sul dos Ermos Korcari (the Korcari Wilds), estabelecendo uma colônia. Eles são exterminados no primeiro Flagelo (the Blight), mostrando a aparição dos primeiros ogros do continente.

Acontece o Primeiro Flagelo, surgindo as Crias das Trevas

(395 Ancient | 800 TE)
De acordo com a Chantry, os Lordes Magistrados tevinterianos mais poderosos abrem um portal à Cidade Dourada (the Golden City) no coração do Turvo (the Fade), buscando mais poder. A catástrofe acontece com a mácula da Cidade Dourada e os magistrados tornam-se as primeiras Crias das Trevas (the Darkspawn).
O deus antigo Dumat é liberto e transformado no primeiro Arquidemônio (the Archdemon). Começa o Primeiro Flagelo (the First Blight).
As Crias das Trevas atacam em massa, concentrando-se nas Estradas Profundas do Império Anão (the Dwarven Empire’s Deep Roads), e com isso o Império Anão começa a cair por volta de 380 Ancient | 815 TE.

A raça anã fica à beira do colapso, salva da aniquilação pelas ações do Paragon Aeducan.
As Crias das Trevas usam as Estradas Profundas para aparecer ao longo do continente. Todo o Imperium de Tevinter está sitiado.
As nações do Imperium se preparam a Guerra assim que se acostumam a lutar contra as Crias das Trevas.
A comunicação se torna difícil através do Imperium, mas a cooperação não cessa. O povo de Tevinter ora para os deuses antigos restantes por ajuda, sem resultados.
Com a fé do povo começando a falhar, muitos templos são destruídos assim que o povo imperial acredita ter sido traído. Este período sombrio se estende por 200 anos, se mantendo mesmo depois do final do Primeiro Flagelo (the First Blight).

(355 Ancient | 840 TE)
O Flagelo (the Blight) chega aos Alamarri, sendo pegos em uma guerra com os Avvar.
Na Batalha das Cachoeiras Vermelhas (the Battle of Red Falls), o guerreiro Alamarri Luthias Dwarfson luta contra Morrighan’nan, a rainha guerreira Avvar, e o resultado é a morte dos dois. A Ordem dos Guerreiros das Cinzas (the Order of Ash Warriors) é fundada em honra a Dwarfson.

A Fundação dos Guardiões Cinzentos

(305 Ancient | 890 TE)
A Ordem dos Guardiões Cinzentos (The Grey Wardens’ order) é fundada na Fortaleza de Weisshaupt nos Anderfels, dedicada a exterminar as Crias das Trevas (the Darkspawn), independentemente de onde surjam. A organização é formada com veteranos de incontáveis batalhas contra elas. Eles mantém comunicação com o Imperium e atacam rapidamente onde as Crias aparecerem, erigindo rapidamente fortalezas em vários lugares, recebendo doações e suprimentos de várias terras.

(255 Ancient | 940 TE)
O Paragon Anão Caridin criou o primeiro Golem com a Bigorna do Vazio (Anvil of the Void) para lutar contra as Criaturas das Trevas (Darkspawn) que aterrorizavam as Estradas Profundas (Deep Roads).

(248 Ancient | 947 TE)
Caridin desaparece com seu segredo para criar golens, e os reinos anãos continuam a cair.

Termina o Primeiro Flagelo

(203 Ancient | 992 TE)
Os Guardiãos Cinzentos (Grey Wardens) recrutam forças entre os humanos e confrontam Dumat na colossal Batalha das Planícies Silenciosas (Battle of the Silent Plains) na área sul de Tevinter. Dumat é destruído pelos Guardiãos e as forças das Crias das Trevas (Darkspawn) recuam. Mesmo que as Crias sejam numerosas, eles não são mais atraídos pelo poder de Dumat e se espalharam. É nesta data em que o contrato dos Guardiãos Cinzentos é escrito.
A profetisa Andraste nasce nas terras Alamarri. O ano exato de seu nascimento é muito contestado pelos estudiosos.

(195 Ancient | 1000 TE)
Lentamente as últimas hordas de Crias das Trevas (Darkspawn) são derrotadas. Elas são forçadas a ir para as Far Steppes, a oeste das Anderfels, e depois nas Estradas Profundas (Deep Roads). Para os anões, a guerra continua abaixo da superfície, mas para a raça humana, acredita-se que a batalha acabou. Depois de séculos de luta, o antes poderoso Imperium está enfraquecido.
Assim que as Estradas Profundas são fechadas, a comunicação entre os reinos anões acabam. Cada Thaig (grande cidade) elege seu próprio rei enquanto mantém obediência ao Alto Rei em Orzammar.

(191 Ancient | 1004 TE)
Os Guardiãos Cinzentos (the Grey Wardens) descobrem um número de Crias das Trevas (Darkspawn) inteligentes que podem controlar partes da horda mesmo depois da morte de Dumat. A Guardiã Sashamiri planeja e implanta uma armadilha para estudar um destes seres, Corypheus, que era crível ser um dos Magistrados de Tevinter que entraram na Cidade Dourada (Golden City) e foram corrompidos a se tornarem as primeiras Crias dois séculos antes. Corypheus é preso abaixo das Montanhas Vimmark (Vimmark Mountains) na parte sul do Imperium de Tevinter.

(187 Ancient | 1008 TE)
Andraste se casa com Maferath, um capitão Alamarri.

Começa ao Culto do Criador a partir deste momento

(186 Ancient | 1009 TE)
Andraste ora para um novo criador, a quem ela chama de O Criador (the Maker). Quanto mais ela prega, mais seus seguidores aumentam em número. Mafetarh usa seus ensinamentos para unir os Alamarri sob sua autoridade.

(184 Ancient | 1011 TE)
A influência do Imperium de Tevinter recua ao sul de Thedas enquanto Minrathous é reconstruída.
Os Chasind reclamam a fortaleza de Ostagar.

(181 Ancient | 1014 TE)
O Guardião-Comandante (Warden-Commander) Daneken vê que é fútil controlar ou matar Corypheus, então propõe selar o acesso à prisão do resto do mundo e manter sua própria existência como segredo para sempre.

(180 Ancient | 1015 TE)
Uma horda Alamarri massiva liderada pelo Lorde de Guerra Maferath e Andraste atravessa o Mar do Despertar (Waking Sea) para invadir Tevinter. Seu avanço é ajudado por desastres naturais e rebeliões escravagistas.
O Imperium de Tevinter abandona a ilha de Eastwatch para focar em problemas do território principal, e com isso, a ilha permanece inabitada por eras.

(171 Ancient | 1024 TE)
A oeste de Minrathous, a Batalha dos Campos Valarianos acontece entre os Alamarri e o Imperium de Tevinter, onde Maferath sai vitorioso. Nesta batalha, o elfo escravo Shartan toma o lado de Maferath e lidera os outros elfos a lutar contra seus opressores tevinterianos. Mais tarde ele se converte e é feito um discípulo, apenas para ter suas escritas suprimidas, seguindo-se disso a Marcha Exaltada dos Vales (the Exalted March of the Dales).
O Exército Alamarri, liderado por Maferath e Andraste se contém diante do destino de Minrathous e se preparam para a batalha que seguirá.

A Morte de Andraste

(170 Ancient | 1025 TE)
Em troca da paz e promessa de terras, Maferath faz um pacto com o Arconte Hessarian do Imperium de Tevinter. Ele trai Andraste na cidade de Nevarra, um de seus fortes, e permite que ela seja levada para Minrathous para ser executada. Enquanto o corpo dela queima, Archon Hessarien tem pena dela e a apunhala no coração.
O Discípulo Havard, leal a Andraste, obtém suas cinzas e as leva de volta para as terras Avvar nas Montanhas do Dorso Frio (Frostback Mountains).

(165 Ancient | 1030 TE)
Depois da morte de Andraste, o exército bárbaro se dispersa. Maferath recebe as terras ao sul de Thedas e mantém o vale fereldano (Fereldan Valley) para si, enquanto divide o que se tornaria Orlais, Nevarra e as Marchas Livres (the Free Marches) entre seus três filhos.
As terras entre o Mar do Despertar (Waking Sea) e as Montanhas do Dorso Frio (Frostback Mountains) são dadas aos elfos libertos, que são chamadas de Vales (the Dales). A Longa Caminhada começa atravessando o Imperium até os Vales (the Dales), na maioria do tempo a pé e são vítimas de doenças e assaltantes, causando caos massivo.

O fim do Imperium de Tevinter como conhecemos até agora

(160 Ancient | 1035 TE)
Um culto devotado aos ensinamentos de Andraste se espalha rapidamente no sul mas é extremamente desorganizado e é refreado com força nos templos dos deuses antigos. Entretanto, Arconte Hessarian se converte ao culto do Criador e revela a traição de Maferath. Os Alamarri abandonam Maferath e parte sul de Thedas desmorona em anarquia. Voltando às terras dos bárbaros, grupos que dizem ser Discípulos de Andraste são formados, e uma nova religião começa a crescer, referidos coletivamente como “O Culto ao Criador”.
Arconte Hessarian converte o Imperium de Tevinter ao Andrastianismo, começando a “Transfiguração”.

(155 Ancient | 1040 TE)
Os Cirianos (the Ciriane) no território hoje conhecido como Orlais se unem em um momento conhecido como “Grande Unificação”.

(135 Ancient | 1060 TE)
Os Alamarri no vale fereldano (Fereldan Valley) seguem em uma longa série de Guerras Internas ao longo de que vários Lordes de Guerra tentam tomar o lugar de Maferath.
As cinzas de Andraste desaparecem, sendo revelado eras mais tarde que tinham sido armazenadas no Templo Arruinado pelos Discípulos de Andraste.

A criação do Cântico da Luz

(130 Ancient | 1065 TE)
O Cântico da Luz é criado pelos discípulos de Andraste, tornando sua história e ensinamentos em hinos. Versões numerosas dos Cânticos são escritas através do tempo, com interpretações diferentes do que Andraste ensinou a respeito do Criador, cada uma prevalecendo em uma região diferente.

(125 Ancient | 1070 TE)
Arconte Hessarian morre dormindo. Muitos presentes nas províncias a leste e a sul clamam por uma sucessão, temendo que seu sucessor, Arconte Orentius, restaure o culto aos Deuses Antigos e seu clericato.

Os últimos tempos do Grande Imperium de Tevinter

(120 Ancient | 1075 TE)
A Rebelião começa ao leste enquanto os Rivaini tentam se separar do Imperium. As campanhas resultantes para acabar com a rebelião distraem o Imperium de reconquistar as Marchas Livres (the Free Marches) e permitem que o sul se reforce. Muitas das cidades a leste nas Marchas Livres intervêm em nome dos Rivaini.

(100 Ancient | 1095 TE)
A Primeira Inquisição é fundada nesta época. A fraca associação de Conservadores Andrastinos caçam os hereges e magos em nome do Criador.

(53 Ancient | 1151 TE)
Depois de várias perdas que culminaram na desastrosa Batalha de Temerin, o Imperium finalmente abandona o leste.

(44 Ancient | 1160 TE)
É fundado o Reino de Rivain.

(40 Ancient | 1164 TE)
Com as ordens do Alto Rei anão Threestone os anões de Orzammar selam as Estradas Profundas (the Deep Roads) que levavam aos reinos restantes de Kal-Sharok, Gundaar e Hormak numa tentativa desesperada de sobreviver.

(36 Ancient | 1170 TE)
Castana Drakon, mãe de Kordillus Drakon, é nomeada “Gothi” das tribos dos Cirianos. (The Ciriane).

(35 Ancient | 1171 TE)
O reino anão de Hormak cai para as Crias das Trevas e por volta da mesma época o reino de Gundaar também desaparece pelo mesmo motivo.

(30 Ancient | 1176 TE)
A Cidade-Estado de Antiva se expande e se torna uma nação.

A queda do maior Mercado de Escravos

(25 Ancient | 1181 TE)
Enquanto as fronteiras do Imperium recuam, Emerius se torna um de seus postos únicos com uma fronteira distante e violenta. A cidade é cercada pelo Reino de Ciriane, as bárbaras Marchas Livres (the Free Marches), os Alamarri e também a nova terra dos elfos, os Vales. Mesmo estando isolados, a cidade lutou muitas guerras e não caiu até que os escravos se rebelaram, executando seus senhorios tevinterianos em uma orgia de violência. a tomada da cidade foi contestada inúmeras vezes, mas ela nunca mais se juntará ao Imperium, seu nome mudou para Muralha de Kirk (Kirkwall) e tornou-se parte das Marchas Livres.

(15 Ancient | 1191 TE)
A última parte das Estradas Profundas é selada, cortando definitivamente o contato com Kal-Sharok, que foi dada como perdida para a Horda. Entetanto, os anões de Kal-Sharok sobreviveram, mas nunca perdoaram os anões de Orzammar por sua decisão.

(11 Ancient | 1195 TE)
Os Cultistas do Criador se espalharam rapidamente nas terras sulistas, resultando no começo da construção de seu primeiro Grande Templo em Val Rouyeaux, que se tornaria o centro de adoração da nova fé. Um de seus seguidores mais fervorosos é o jovem rei de Orlais, Kordillus Drakon. Ele começa uma série de Guerras Sagradas em nome do Criador, rapidamente provando ser um dos grandes generais da história.

Enfim, a fundação da Chantry

(3 Ancient | 1203 TE)
Conquistando várias Cidades-Estado vizinhas e forçado outras a se submeter ao seu comando, Kordillus Drakon é coroado Imperador do novo Império de Orlais em Val Royeaux. Suas ambições de espalhar-se mais ao norte nas Marchas Livres (the Free Marches) são confundidas com as pressões constantes dos Vales (the Dales) ao leste.
A Chantry é fundada pelo Imperador Drakon assim que ele formaliza o culto ao Criador como uma religião oficial. O Imperador comanda estes missionários a ir a outras terras, espalhando os ensinamentos da Chantry.